Quem sou eu? O que faço

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Quem sou? O que faço. Sou Maria de Lourdes, tenho, agora, 62 anos, esposa, mãe e avó, formação jurídica, com pós graduação em Direitos Humanos e Direito Processual Civil, além de um curso não concluído de Filosofia. Conheci os clássicos muito cedo, pois não tinha permissão para brincar na rua. Nosso universo – meu e de meus irmãos – era invadido, diariamente, por mestres da literatura universal, por nossos grandes autores, por contistas da literatura infanto-juvenil, revistas de informação como Seleções e/ou os populares gibis. Todos válidos para alimentar nossa sede de conhecimento. Gosto de conversar, ler, trabalhar, ouvir música, dançar. Adoro rir, ter amigos e amar. No trabalho me realizo à medida que consigo estabelecer a verdade, desconstruir a mentira, fazer valer direitos quando a injustiça parece ser a regra. Tenho a pretensão de informar, conversar, brincar com as palavras e os fatos que possam ser descritos ou comentados sob uma visão diferente. Venham comigo, embarquem nessa viagem que promete ser, a um só tempo, séria e divertida; suave e densa; clássica e atual. Somente me acompanhando você poderá exercer seu direito à críticas. Conto com sua atenção.

sexta-feira, 13 de março de 2015

TURISMO RURAL / ECO TURISMO


TURISMO EM CAMARATUBA/PARAÍBA


A cada dia as expressões "Turismo Rural e Eco Turismo" ganham força ante a população urbana das cidades de médio e grande porte. O corre-corre, o trânsito quase sempre engarrafado,  a poluição sonora, as fisionomias pouco amistosas que encontramos diariamente  nos percursos rotineiros, cobram de nós válvulas de escape que nos recarreguem com energias positivas. 

Com o olhar voltado para "a selva de pedra",  há muito acompanho nos noticiários, locais ou não, a multidão que, diariamente, é tragada pela "loucura coletiva" de deslocar-se nas metrópoles, enfrentando verdadeiras batalhas  no que  se refere à essa tal mobilidade urbana. Por vezes urge a necessidade de "esticar" a visão até mais não poder.


Seja utilizando as vias públicas como pedestres ou mesmo utilizando transporte particular ou público, o traslado para o trabalho, a escola, as compras, o passeio, a visita...  é quase sempre sob pressão. Pouco importa se a rotina é curta ou longa, se a pé ou utilizando veículos pequenos ou não, se ônibus, metrô ou qualquer outro meio de transporte, o enfrentamento diário é um desafio cada vez mais tortuoso. Ainda quando visível a pressa nos impede de contemplar a beleza da natureza.



Não é fácil. As superlotações, o desconforto, as distâncias, desrespeito, ausência de requisitos básicos de cidadania, produzem uma crescente insatisfação. Entretanto, faz tempo que convivo com a curiosidade sobre o nosso pequenino Estado da Paraíba, diga-se, deveras tentador a quem sucumbe diariamente às mazelas da tão malfazeja imposição ditada pela sobrevivência nos grandes centros. Graças a Deus podemos conviver e/ou sonhar com algo diferente.


Pois é. Nosso Estado de lindas praias, gastronomia variada e cheia de sabores, povo receptivo e hospitaleiro, tem, também, recantos quase que inexplorados, principalmente pelos Paraibanos, onde é possível transitar desde a prática de naturismo à sofisticação de campos de golfe e/ou os tão atuais ecoturismo e  turismo rural.


É claro que como tudo que se torna modismo, tais modalidades de turismo vêm fazendo seguidores e tomando feição predeterminada, assim temos: "Ecoturismo é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações". Fonte MTur *Marcos conceituais)



O Turismo Rural, além do comprometimento com as atividades agropecuárias, caracteriza-se pela valorização do patrimônio cultural  e natural como elementos da oferta turística no meio rural. Assim, os empreendedores, na definição de seus produtos de Turismo Rural, devem contemplar com a maior autenticidade possível os fatores culturais, por meio do resgate  das manifestações e práticas regionais (como o folclore, os trabalhos manuais, os “causos”, a gastronomia), e primar pela conservação do ambiente natural. * Fonte - WIKIPÉDIA - A Enciclopédia Livre.


Com absoluta certeza a grande maioria dos leitores jamais ouviu falar no Distrito de Camaratuba, um pedacinho especial na Paraíba, onde o verde reina absoluto e está encravado o Camaratuba Hotel Fazenda, com acesso no Km 18 da BR 101, sentido Paraíba - Rio Grande do Norte, a apenas 1 Km da rodovia. Um lugar no qual o homem e a natureza entram em comunhão.  Ali o sossego, o repouso, completam-se numa equilibrada simbiose proporcionada pela interação ser humano e meio ambiente.


Se você busca conforto da cidade na fazenda, irá se encantar com  uma estrutura onde apartamentos  climatizados podem abrigar até mesmo 5 (cinco) pessoas, dotados de decoração harmonizada com o ambiente externo, aparelho de TV  com tela plana, a cabo. Área conectada à internet.


Distando aproximadamente 80 (oitenta) kilometros da Capital, João Pessoa, o Hotel Fazenda Camaratuba se oferece aos olhos dos visitantes como um espaço propício à interação com a natureza e à meditação, ao tempo em que  deslumbra os que ali chegam pela diversidade de opções de lazer, que vão desde trilha ecológica, passeio a cavalo ou de charrete, touro mecânico, pedalinhos na forma de maravilhosos cisnes, barco a remo e pesca.


Não pensem que para por aí. Os adultos  têm ainda diversão e aprendizado garantidos com a visita ao engenho onde há a fabricação de cachaça, ou a visita a casa de farinha e ao engenho de rapadura. Um trenzinho puxado por um trator assegura mais uma novidade: banho no rio Camaratuba, com direito à cascata. Ainda, nesse trenzinho os hóspedes são levados para conhecer a comunidade local, no passeio estão incluídos a igrejinha e, o tradicional caldo de cana com pão doce. Esse último, tradicional aos moradores de pequenas cidades nordestinas. 


Para quem realmente quer só moleza,  pode escolher  ser massageado na banheira spa (hidromassagem), com espaço para um grupo pequeno. Fazer sauna. Ficar com seus amigos num carteado, jogar pebolim, sinuca ou divertir-se no karaokê.


As crianças recebem tratamento especial. Além do espaço fantástico para quem vive a acostumado a limites, o hotel fazenda coloca à disposição dos pequenos, playground, cama elástica, jogos e brincadeiras. Os maiores e dados a aventuras  podem  arriscar na tirolesa e fazer escalada no paredão, ou não fazer nada, usufruir das piscinas e se deixar inebriar pelos ruídos da mata, do vento e o perfume das flores.



Caso, alguém que já se esbaldou opte por descontrair um pouco,  pode tomar água de coco de papo para o ar, balançando numa rede ou mesmo usufruir de uma gostosa espreguiçadeira.


Façam um regime prévio. Com certeza o peso irá mudar. O Camaratuba Hotel Fazenda tem uma cozinha regional deliciosa. Não há como fugir. Refeições servidas a partir do toque do sino, numa agradável alusão ao pasto. Um café da manhã cheio de frutas e iguarias típicas como tapioca, cuscus, arroz doce, queijo coalho e de manteiga, banana frita, bolo de milho, de mandioca, de chocolate, bolachas variadas, inclusive a paraibaníssima "soda", uma bolacha macia, cor de chocolate a cuja receita – rica em ferro, é adicionada rapadura;  pãezinhos....hummmmmmm.


O almoço um escândalo. Arroz da terra, feijão verde e preto, macaxeira frita, galinha de capoeira ao molho pardo ou, simplesmente cozida. Bode, pirão, legumes cozidos, saladas cruas. Peixe, frito e cozido. Carnes, linguiças, comida de primeira. Sucos e sobremesas simples e gostosas. O jantar também se revela um atentado às cinturas e as silhuetas.


Some-se a tudo isso uma sucessão de matizes verdes, natureza pródiga e rica. Um rio com nome igual ao distrito. Animais silvestres; cavalos e éguas; carneiros; gado bovino; pavões, gansos, patos, galinhas, enfim, um quadro campestre celebrando a poesia, a beleza, a paz que vem da natureza viva. Preservar, manter o equilíbrio dos ecos sistemas: todos ganham a vida agradece.

PAZ, SAÚDE E AMOR

Um comentário:

Manoel Carlos Alves disse...

Passando para agradecer a sua agradável e gentil visita ao meu blog e dizer que adoro seus textos, fotos e conteúdos do seu blog...

Um cordial abraço...

PROVA VIVA DOS PODERES DE DEUS

A terra, obra perfeita, permanente e prova viva dos poderes absolutos de Deus.
Foi feita para que, todos nela habitasse e transformasse em um grandioso
e esplendido paraíso. Mas, o homem com a sua desobediência e ambição, caiu em tentação e ingeriu o fruto proibido. Errou e pecou severamente.
Por tudo isso: Nas calamidades das suas aflições e sofrimentos, recorda-te, que somente em Deus encontrarás: Serenidade, esperança, força e bençãos para viver dignamente...

Autores: Manoel Carlos Alves e Gabrielly Batista Santos
Copyright do texto e da foto by Manoel Carlos Alves;

Acesse o blog e se gostar do seu conteúdo siga-o; http://inkdesignerstampas.blogspot.com.br/
Quer me seguir? Então vem comigo; http://twitter.com/manoalves2008
Facebook; https://www.facebook.com/MANOALVES2008
Acesse o blog e se gostar
do seu conteúdo siga-o; http://inkdesignerstampas.blogspot.com.br/