Quem sou eu? O que faço

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Quem sou? O que faço. Sou Maria de Lourdes, tenho, agora, 62 anos, esposa, mãe e avó, formação jurídica, com pós graduação em Direitos Humanos e Direito Processual Civil, além de um curso não concluído de Filosofia. Conheci os clássicos muito cedo, pois não tinha permissão para brincar na rua. Nosso universo – meu e de meus irmãos – era invadido, diariamente, por mestres da literatura universal, por nossos grandes autores, por contistas da literatura infanto-juvenil, revistas de informação como Seleções e/ou os populares gibis. Todos válidos para alimentar nossa sede de conhecimento. Gosto de conversar, ler, trabalhar, ouvir música, dançar. Adoro rir, ter amigos e amar. No trabalho me realizo à medida que consigo estabelecer a verdade, desconstruir a mentira, fazer valer direitos quando a injustiça parece ser a regra. Tenho a pretensão de informar, conversar, brincar com as palavras e os fatos que possam ser descritos ou comentados sob uma visão diferente. Venham comigo, embarquem nessa viagem que promete ser, a um só tempo, séria e divertida; suave e densa; clássica e atual. Somente me acompanhando você poderá exercer seu direito à críticas. Conto com sua atenção.

sexta-feira, 8 de março de 2013

CINCO MULHERES!

OITO DE MARÇO!


Convencionou-se o dia "oito de março" como o dia Internacional da Mulher". Adotado em 1975 pela ONU, é comemorativo das conquistas sociais, políticas e econômicas  alcançadas  pelo  gênero  feminino. Entretanto  não  quero  trazer para vocês esse enfoque. Também não  pretendo falar de mulheres conhecidas, famosas, ricas, que estão sempre cercadas por "paparazzos". Pretendo lembrar situações em que a mulher: menina, idosa, na flor da idade, bonita, feia, sadia, doente,  em  qualquer  circunstância - boa ou má - teve  seu  dia  marcado para sempre.



KIM, a menina cuja foto percorreu o mundo, fugia para salvar a vida, com 65% do seu corpo queimado por uma bomba de napalm que foi jogada contra o vilarejo em que morava com sua família, denominado Trang Bang, no sul do Vietnã. Naquela ocasião Kim de apenas nove anos, perdeu duas primas. Segundo o "Estadão", conforme entrevista publicada recentemente, Kim está com 45 (quarenta e cinco) anos, casada, mãe de dois filhos, Mora no Canadá e  "  Sua foto, tirada por um jornalista da AP, ganhou o Prêmio Pulitzer daquele ano e se transformou no símbolo do absurdo daquele conflito." (Fonte: jornal O  Estadão).



MALALA YOUSAFAZAI a menina paquistanesa de 14 anos, baleada na cabeça por Talibãs por defender direitos para as mulheres a estudar. Ferida, com dois tiros, um no pescoço e o outro na cabeça,  foi operada no Reino Unido, no hospital Quenn Elizabeth, na cidade de Birmingham. A tentativa de homicídio foi assumida pelo Talibã. Indicada a premiações internacionais, Malala recebeu no ano de 2012 e recebeu o Prêmio Nacional da Paz, concedido pelo governo. Recuperada voltou a andar, falar, ler.  (Fonte: Expresso XL).


Nascida em 5 de março de 1898, MISAO OKAWA, japonesa, foi declarada pelo Guinness (O Livro dos Recordes)  a mulher mais velha do mundo. Casou em 1919 e teve três filhos. Dois deles (um homem e uma mulher) ainda estão vivos e têm mais de 90 anos. Misao Okawa afirma que nunca teve problemas de saúde, com exceção da fratura de uma perna aos 102 anos. Em seu aniversário alimentou-se com torta, sushi, sopa de macarrão e recebeu um lenço e flores. (Fonte: O Povo On line).




Israel, numa situação inusitada tem representação para o concurso de Miss Universo através de uma jovem mulher negra, YITISH AYNAW, uma imigrante etíope de 21 anos. Declarando-se uma apaixonada por Martin Luther King, expressou seu desejo de que o concurso "representasse a diversidade da sociedade Israelense. Com toda a certeza uma mudança na sua vida e no parâmetro de beleza que norteou Israel em concursos anteriores. ( Fonte:G1 Mundo).

DILMA VIANA ROUSSEF, nascida em Belo Horizonte aos 14 da dezembro de 1947, é uma economista  e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), e a atual presidente da República Federativa do Brasil. Durante o governo de ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a chefia da Casa Civil. Em 2010, foi escolhida pelo PT para se candidatar à Presidência da República na eleição presidencial, cujo resultado de segundo turno, em 31 de outubro, tornou Dilma a primeira mulher a ser eleita para o posto de chefe de Estado e de governo, em toda a história do Brasil. Nessa condição, de Chefe de Estado, Dilma Rousseff foi a primeira mulher a abrir a Assembleia-Geral da ONU  que foi realizada em Nova Iorque , em 2011. (Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre). 

É inconteste a importância de ser a primeira mulher presidente num País, de dimensões Continentais como o Brasil, que tem uma área total de mais de 8 515 767 km²,  inclusive, com 8 460 415 km² de terra e 55 352 km² de água.  E que segundo estimativa do IBGE tem 193.946.886 habitantes, conforme dados divulgados no Diário Oficial referentes a 1º de julho de 2012. O Brasil é o quinto maior país do mundo em área descontínua: tem 1,7% das terras emersas e ocupa 47% da América do Sul. Se forem consideradas apenas as áreas contínuas, ele passa a ocupar a 4a posição mundial, superando os Estados Unidos. Esse país é governado por uma mulher que falando à nação, nesse dia 08 de março, referindo-se aos agressores de mulheres,  disse:

 "  Faço um especial apelo e um alerta àqueles homens que, a despeito de tudo, ainda insistem em agredir suas mulheres.
 
Se é por falta de amor e compaixão que vocês agem assim, peço que pensem no amor, no sacrifício e na dedicação que receberam de suas mães.
 
Mas se vocês agem assim por falta de respeito ou por falta de temor, não esqueçam jamais que a maior autoridade deste país é uma mulher.
 
Uma mulher que não tem medo de enfrentar os injustos nem a injustiça, estejam onde estiverem.
 
Viva o Dia Internacional da Mulher! Viva a mulher brasileira! Muito obrigada e boa noite." (Fonte marcoeusebio.com.br).

Pois é gente, cinco mulheres tão diferentes. Com vidas e caminhos diversos, cada uma  por ironia do destino ou a seu modo marca sua passagem, deixa um legado. A primeira delas - ainda menina - revela a terrível imagem da insensatez humana; a segunda, reitera o quão estúpido pode se tornar o homem movido pelo fanatismo; a terceira, mostra a longevidade e saúde  de uma vida simples, longe da histeria de academias de ginástica e cirurgias plásticas;  a quarta, por representar, realmente, a diversidade de um povo movido por um interminável estado de alerta e a quinta, por um  fato  histórico: SER A PRIMEIRA PRESIDENTE DESSE IMENSO PAÍS QUE É O BRASIL.

Nenhum comentário: