Quem sou eu? O que faço

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Quem sou? O que faço. Sou Maria de Lourdes, tenho, agora, 62 anos, esposa, mãe e avó, formação jurídica, com pós graduação em Direitos Humanos e Direito Processual Civil, além de um curso não concluído de Filosofia. Conheci os clássicos muito cedo, pois não tinha permissão para brincar na rua. Nosso universo – meu e de meus irmãos – era invadido, diariamente, por mestres da literatura universal, por nossos grandes autores, por contistas da literatura infanto-juvenil, revistas de informação como Seleções e/ou os populares gibis. Todos válidos para alimentar nossa sede de conhecimento. Gosto de conversar, ler, trabalhar, ouvir música, dançar. Adoro rir, ter amigos e amar. No trabalho me realizo à medida que consigo estabelecer a verdade, desconstruir a mentira, fazer valer direitos quando a injustiça parece ser a regra. Tenho a pretensão de informar, conversar, brincar com as palavras e os fatos que possam ser descritos ou comentados sob uma visão diferente. Venham comigo, embarquem nessa viagem que promete ser, a um só tempo, séria e divertida; suave e densa; clássica e atual. Somente me acompanhando você poderá exercer seu direito à críticas. Conto com sua atenção.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

O AMOR DE DEUS


O SIM DE MARIA!

É chegado o NATAL. A nós cristãos é hora de rememorar. Nos voltarmos para o DEUS CRIADOR, que sinaliza o seu amor nos enviando a sua Luz. Materializando promessas  das Sagradas Escrituras,  manda, à frente do menino Jesus, um brilho que se faz ver por todo o  Oriente. É a estrela guia. Aquela que foi seguida pelos Magos que vieram para adorar o Salvador. JESUS, presente do PAI para o mundo.



Diferentemente da lógica humana o projeto de DEUS para os homens não prioriza a racionalidade. Faz nascer o Verbo Encarnado através de uma virgem, da casa de Davi, porém,  de  condição  humilde - uma jovem crédula, esposa e não mulher de um carpinteiro piedoso - , crente e zeloso das coisas do alto. 

As profecias começam a acontecer:  O  anjo do Senhor anuncia a Maria:



“O anjo Gabriel foi enviado da parte de Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma jovem, prometida em casamento a um homem chamado José, da casa de David. O nome da jovem era Maria. Entrando onde ela estava, o anjo disse-lhe:
- Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!
Ao ouvir as palavras, ela perturbou-se e reflectia no que poderia significar a saudação.
Mas o anjo continuou:
– Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus!
Eis que conceberás e darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo.
O Senhor Deus lhe dará o trono de David, seu pai. Ele reinará na casa de Jacob pelos séculos e seu reino não terá fim.
Maria perguntou ao anjo:
– Como acontecerá isso, pois não conheço homem?
Em resposta o anjo disse-lhe:
– O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; é por isso que o menino santo  vai nascer.
  Eis aqui a serva do Senhor. Aconteça comigo segundo tua palavra!
E conclui:
E o anjo afastou-se dela.
será chamado Filho de Deus.”
COM O SIM DE MARIA!




Surge o Magnificat

A minha alma glorifica o Senhor *
E o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.

Porque pôs os olhos na humildade da sua Serva: *
De hoje em diante me chamarão bem aventurada todas as gerações.
O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas: *
Santo é o seu nome.

A sua misericórdia se estende de geração em geração *
Sobre aqueles que o temem.
Manifestou o poder do seu braço *
E dispersou os soberbos.

Derrubou os poderosos de seus tronos *
E exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens *
E aos ricos despediu de mãos vazias.

Acolheu a Israel, seu servo, *
Lembrado da sua misericórdia,
Como tinha prometido a nossos pais, *
A Abraão e à sua descendência para sempre

Glória ao Pai e ao Filho *
E ao Espírito Santo,
Como era no princípio, *
Agora e sempre. Amem.

MARIA, estrela que Deus colocou à frente de outra para ser modelo de mulher, mãe, ouvinte e intercessora de todas as horas.


O mistério da Encarnação começava a se materializar, nele a figura masculina de JOSÉ “O carpinteiro, homem justo e fiel. Ouviu a voz do Pai : “José, filho de Davi, não tenhas cuidado em admitir Maria, tua esposa, em tua companhia. Saberás que o que foi concebido em seu ventre é fruto do Espírito Santo. Dará, então, à luz um filho, a quem tu porás o nome de Jesus. Ele apascentará os povos com o cajado de ferro. Dito isso, o anjo desapareceu. José, voltando do sono, cumpriu o que lhe havia sido ordenado, admitindo Maria consigo, e acolheu a mãe de Deus Protegendo e educando o menino Deus.”


As promessas estavam tomando forma, BELÉM, uma dentre as menores, foi a cidade escolhida por Deus para acolher o Messias.  As profecias  já registravam que em Belém havia de nascer o que governaria Israel: - “ Mas tu, Belém de Efrata, tão pequena para seres contada entre as famílias de Judá. É de ti que há-de sair Aquele que governará em Israel. (*Miq. 5/1).” * Profeta Miquéias.


Para a glória de DEUS e redenção dos homens, nasce o menino JESUS.  Aparece nos céus à estrela que sinaliza a sua presença e enche de alegria os Reis Orientais que conheciam o oráculo do Senhor. Os monarcas buscavam o Rei dos reis para adorá-lo, ouviram as enganosas palavras de Herodes, acharam o recém-nascido, Maria sua mãe e José, prostraram-se diante DELE adorando-o. Apresentaram-lhe os presentes trazidos: ouro, incenso e mirra.  Após adorá-lo partiram para sua terra evitando o caminho antes percorrido , enganando, assim,  o rei Herodes.


É tempo de concretização de promessas repetidas. O anunciado Messias, aquele que resgataria o homem da vida de pecado para a salvação, promessa vaticinada desde o Gênese, cantada nos Salmos, reiterada pelos profetas, Isaías, Miquéias e Zacarias e, também revelada através de Mateus, João, Lucas e Marcos, os evangelistas que trouxeram a boa nova: finalmente está entre nós o Cordeiro de Deus, enviado para ensinar, com a sua essência Divina, o camiho  da Graça, do Perdão e da Misericórdia.

Pilares de fé e esperança fundem-se numa única palavra: AMOR. O verdadeiro espírito do Natal, a justificativa da Natividade de Maria. O NATAL do Pai nos faz REFLETIR como DEUS manifesta o seu amor por nós. É tempo de Graça, de grandes esperanças nos corações e nas mentes pelo nascimento do MENINO JESUS, O PRÍNCIPE DA PAZ.




Mais uma vez a natividade. Paira sobre grande parte da humanidade  um misto de fé, esperança, caridade. Há  alegria pela experiência de  tais sentimentos.  DEUS, em sua infinita benevolência se dispõe a nos redimir através de Jesus. Reveste-se de humanidade, mostra  a verdadeira solidariedade sem qualquer exigência de retorno. Doa-se em nome de um sentimento único, espontâneo e ilimitado por cada ser humano: O AMOR.

Nesse NATAL que o Menino Deus atue sobre todos nós para que  possamos trocar tudo aquilo que nos magoa, entristece, envergonha,  irrita, constrange por sentimentos bons, orações e braços abertos, não no sentido de nos vermos como magnânimos e sim para acolher e abraçar tantos quantos sejam guiados até  nos pelo ANIVERSARIANTE!  




Nenhum comentário: