Quem sou eu? O que faço

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Quem sou? O que faço. Sou Maria de Lourdes, tenho, agora, 62 anos, esposa, mãe e avó, formação jurídica, com pós graduação em Direitos Humanos e Direito Processual Civil, além de um curso não concluído de Filosofia. Conheci os clássicos muito cedo, pois não tinha permissão para brincar na rua. Nosso universo – meu e de meus irmãos – era invadido, diariamente, por mestres da literatura universal, por nossos grandes autores, por contistas da literatura infanto-juvenil, revistas de informação como Seleções e/ou os populares gibis. Todos válidos para alimentar nossa sede de conhecimento. Gosto de conversar, ler, trabalhar, ouvir música, dançar. Adoro rir, ter amigos e amar. No trabalho me realizo à medida que consigo estabelecer a verdade, desconstruir a mentira, fazer valer direitos quando a injustiça parece ser a regra. Tenho a pretensão de informar, conversar, brincar com as palavras e os fatos que possam ser descritos ou comentados sob uma visão diferente. Venham comigo, embarquem nessa viagem que promete ser, a um só tempo, séria e divertida; suave e densa; clássica e atual. Somente me acompanhando você poderá exercer seu direito à críticas. Conto com sua atenção.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

NOSSAS CRIANÇAS


DIA DAS CRIANÇAS!    


         OUTUBRO, de que não tenho as melhores lembranças, é um mês de muitas comemorações. Algumas são simplesmente prazerosas; outras benéficas por nos incitar à prática religiosa; há as que incentivam o comércio e há, ainda, aquela que é muito bem recebida pela classe estudantil, pelo menos entre os mais novos, pois significa um dia fora das salas de aulas.

         O nosso calendário de eventos é pródigo, todavia as festas mais significativas neste mês são: o dia 1º - Dia Internacional da Terceira Idade e Dia de Santa Terezinha;  dia 4: Dia da Natureza e Dia de São Francisco de Assis; dia 8: Dia do Nordestino; dia 11: Dia do Deficiente Físico; dia 12: Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças; dia 15, Dia do Professor; dia 18, Dia dos Médicos; dia 25: Dia da Democracia; dia 28: Dia dos Funcionários Públicos. As comemorações não são apenas as listadas. Entretanto, estas são as que mais chamam a atenção. Acredito que assim seja em razão do grande número de pessoas atingidas pela festividade.

ALEGRIA !

Mesmo tendo outros motivos, quero tecer minhas homenagens às crianças. Criaturinhas que enchem as nossas vidas de amor, alegria, esperança e, algumas vezes, de sentimentos contraditórios, pois as carinhas angelicais não combinam com as artimanhas. Enfim, todos nós fomos crianças e, de alguma forma, chantagistas, manhosos, exigentes, capazes de utilizar o choro como se fosse um troféu, mas sempre com muito charme, glamour.

COMPANHEIRISMO !
As crianças, com seu mundo mágico conseguem trazer aos nossos rostos um sorriso, quando nossa alma chora por dentro. Conduzem-nos pelo caminho da esperança quando esse sentimento parece ter nos abandonado. Suscitam em nós o desejo de resistir quando tudo nos incita à desistência.

                                                                INOCÊNCIA                                                                
Falar sobre crianças é fazer um registro existencial, com ênfase aos seus mais significativos encantos e suas mais profundas angústias. Uma fase de nossas vidas em que todos os dias vivemos sonhos e aventuras, cujas recordações tem o poder de resgatar a felicidade vivida aquela época. Quem, em sã consciência, é capaz de negar os risos largos e barulhentos ante um escorregão de alguém? Como refrear a sensação de alegria com as lembranças de festas de aniversários, de presentes ganhos, de carinhos, de dengos explícitos? Como ignorar brincadeiras tantas vezes repetidas e a sensação gostosa de ganhar os jogos, vencer o campeão, liderar a turma?

Pois é, as crianças têm, ainda, uma sinceridade cruel, capaz de exprimir o que sente e entende sem a lapidação sofrida e exercida pelo adulto. Dizer, inocentemente, que não gosta de alguém, que acha feia a namorada do tio, que não gostou do presente, que não quer ir dormir e sim ficar frente à televisão, no computador, enfim, dizer o que sente sem a menor preocupação de agradar a qualquer pessoa, esse é o mundo das crianças.


                                SINCERIDADE!                                     
Ser criança é olhar a vizinha, super maquiada, vestida no capricho e, inocentemente,  responder à pergunta: "Está me achando bonita? Não tia, muito feia...." : 

Na criança está o futuro da humanidade. Em todos os segmentos da vida humana há um lugar especial para os pequeninos. O nosso Mestre, Jesus, deixou-nos, por seus Evangelistas, registro de seu amor: “Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o reino dos céus.”  


                                              AMOR ÀS CRIANCINHAS                                                 
Nesse mundo globalizado no qual a tecnologia se excede a cada minuto e a moeda do momento é conhecimento, algumas verdades são inegáveis. Por mais tecnocratas que possamos nos tornar, por mais literatos que venhamos ser, por mais autossuficientes que sejamos, nada seremos, não iremos a lugar nenhum e, nos nossos corações, haverá  aridez e solidão se não nos fizermos crianças para amar incondicionalmente. O amor é a mola mestra que impulsiona a vida e os pequeninos são frutos abençoados desse sentimento divino. 

 ORAÇÃO PELAS CRIANÇAS:

Jesus, quando estáveis na terra quisestes que as crianças se aproximassem de vós, através de vosso infinito amor. Nós vos pedimos por todas as crianças do mundo, esperança da humanidade futura; por todas as crianças amadas e desejadas por seus pais; por todas as crianças abandonadas, órfãs e que não conhecem de fato o que é o amor; pelas crianças de rua, que não encontram um espaço digno de crescimento e desenvolvimento; pelas que não têm um lar que os acolha e lhes dê aconchego e proteção; pelas que são exploradas sob a ganância do dinheiro, do prazer e do poder; pelos filhos que não conseguem de seus pais educação saudável e cuidados básicos; por aqueles que não vos conhecem. Senhor, cuidai delas, nós vos pedimos. Tende misericórdia e fazei com que cresçam em tamanho, sabedoria, graça, diante de Deus, nosso Pai e diante dos seres humanos, nosso irmãos. Suscitai nelas, Senhor, a fé e o amor. Amém.

Texto circulante na internet - sem menção da autoria.

ALGUMAS DAS CRIANÇAS DA FAMÍLIAS !


ANA CECÍLIA


MARIA CAROLINA

PEDRINHO



JÚLIA

CHARLOTTE

MARIANA

RACHEL

DUDU

Vitória 
 


FERNANDINHO
MARIA
DANIELZINHO
ÁLVARO JOSÉ

CRIANÇAS MARAVILHOSAS:

FERNANDINHA
GIOVANNA



ANA CAROLINA
ANA ZÉA


GABRIELA
FRED, BATISMO


FRED
LUZIA, 04 MESES


LUZIA 05 ANOS 


LUÍZA 04 ANOS


JULIANA 02 ANOS


FRED, LUÍZA, LUZIA, JULIANA E FABÍOLA


ALVINHO E MANU


BIA, MANU E DANI
JÚNIOR

IURI

DANI E BIA


LÍLIAN





                                                   
É isso aí gente, com toda a certeza a melhor parte de nossas vidas. Pena que não consegui todas que eu queria. Não as esqueci, tentarei resgatar. A todos um grande beijo.
          
           AGUARDEM, VEM AÍ AS CRIANÇAS A PARTIR DA DÉCADA DE CINQUENTA.

                                            
                                  














                                                    

6 comentários:

Anônimo disse...

Tia,
Adorei!
Ser criança é bom demais. E como elas são verdadeiramente sinceras...bem sei as saias juntas que já passei diante de tanta sinceridade....kkkkkkkk
Xero grande

Leonardo Dantas disse...

D. Lourdes,

Foi muito bom ver estas fotos, especialmente Luzia aos 4 meses e cinco anos, que eu já conhecia, mas não canso de ver, de tão lindas...

Ótima postagem, aguardo as próximas fotos da família.

Parabéns!

Tania Mara disse...

Oi amiga!!
Acho que posso te chamar assim né???
As vezezs acho meio que estranho chamar assim, fica parecendo meloso mas é assim que te vêjo e sinto.
São poucas que tiro pra amiga mas com certeza vc é uma delas. Sinto falta de suas lindas palavras quando não aparece. Mas te entendo viu??
A vida é tão corrida pra todos nós.

Menina, quanta fofurisse!!
Sem desmerecer nenhum mas oque é a Maria carolina. E a Mariana... E a júlia então?? Lindíssimas. Todos aliás. Vc foi e deve continuar sendo muito felíz com essa turma né?
Que maravilha!!!
Não sou avó ainda mas acho que vou ser muito coruja quando for minha vêz rsrsrsrs
Adorei estar hoje aqui.
Eu já estava até indo dormir. Olhei para meu marido, roncando rsrsr. Aí pensei; vou dar uma espiadinha no blog para ver se alguém comentou.
Olhe só, amanhã tenho que estar de pé antes das sete e eu aqui de papo. Mas valeu à pena.

Bjos Maria, uma boa semana pra vc
e muito obrigada pela presença.

Luzia disse...

Mainha, que postagem LINDA! Amei rever as fotos antigas. Confesso que li o lindo texto mas precisei resistir para não descer logo a tela e ir direto para as fotos, tamanha era a ansiedade kkkkkkkkkk... Leo havia comentado comigo sobre a postagem e minhas fotos. Obrigada por nos fazer crianças tão amadas e felizes. Um beijo grande, amo você.

Fernanda Nóbrega disse...

Own Tia, a senhora me levou às lágrimas agora... muitas... Que bom rever as nossas fotas de quando crianças, que bom rever os priminhos com a carinha de quando ainda convivíamos com mais frequencia, que alegria ver os meus Vivi e Dudu nessa lista de crianças lindas e muito, muito abençoadas.
O texto, excelente, sem comentários!!! Foi como Luzia disse, tive que ler novamente, tamanha a "agonia" para ver as fotos...
Obrigada Tia Lourdinha, por nos proporcionar momentos de nostalgia e muita emoção.
Te amo pra sempre!!!
Bjuusss

Anônimo disse...

Oi Lu muito bom, precisei de forças, porem não segurei as lagrimas, bjs do tio e admirador. MJS