Quem sou eu? O que faço

Minha foto
João Pessoa, Paraíba, Brazil
Quem sou? O que faço. Sou Maria de Lourdes, tenho, agora, 62 anos, esposa, mãe e avó, formação jurídica, com pós graduação em Direitos Humanos e Direito Processual Civil, além de um curso não concluído de Filosofia. Conheci os clássicos muito cedo, pois não tinha permissão para brincar na rua. Nosso universo – meu e de meus irmãos – era invadido, diariamente, por mestres da literatura universal, por nossos grandes autores, por contistas da literatura infanto-juvenil, revistas de informação como Seleções e/ou os populares gibis. Todos válidos para alimentar nossa sede de conhecimento. Gosto de conversar, ler, trabalhar, ouvir música, dançar. Adoro rir, ter amigos e amar. No trabalho me realizo à medida que consigo estabelecer a verdade, desconstruir a mentira, fazer valer direitos quando a injustiça parece ser a regra. Tenho a pretensão de informar, conversar, brincar com as palavras e os fatos que possam ser descritos ou comentados sob uma visão diferente. Venham comigo, embarquem nessa viagem que promete ser, a um só tempo, séria e divertida; suave e densa; clássica e atual. Somente me acompanhando você poderá exercer seu direito à críticas. Conto com sua atenção.

terça-feira, 12 de junho de 2012

CONEXÃO SANTO ANTÔNIO



 NAMORADOS ENAMORADOS –

O Amor Paixão
O DIA DOS NAMORADOS, como muitas de nossas comemorações, pode ter várias versões. Entretanto, historicamente, há um relato de que um Bispo Católico, de nome Valentin, a quem se homenageava com um dia de jejum, rebelou-se contra uma ordem imperial proclamada por Carlos II, que proibiu casamentos durante as guerras, por entender que soldados solteiros eram melhores guerreiros que os casados.

1883 Cartão S. Valentine
Valentim contrariando o edito do Imperador continuou celebrando casamentos, chegando ele mesmo a casa-se. Descoberto, foi preso e condenado á morte. Mesmo encarcerado Valentim continuou a receber cartas e flores que lhes eram enviadas pelos jovens. Enquanto prisioneiro conheceu a filha de um carcereiro que era cega. Tendo se apaixonado por ela, misteriosamente devolveu-lhe a visão, mantendo com ela uma relação amorosa. Com a assinatura “Seu namorado ou De seu Valentim”, despediu-se da amada antes de ser executado.


Nos  estados unidos o dia dos namorados é chamado de Valentine’s day.  O nome Valentine’s day configura-se numa forma reduzida de Saint Valentine’s day , sendo celebrado no dia 14 de fevereiro. Na europa o dia dos namorados é chamado de jour de San Valentin (dia de São Valentino), sendo celebrado sobretudo pelos casais  jovens. O  dia 7 de julho do calendário chinês marca o dia dos namorados na china, que celebra a ocasião na qual, multidões de pássaros formaram uma ponte sobre o rio de prata para facilitar a união - o encontro - de uma  família. Sem alternativa, o imperador celestial acabou por permitir que Tecelã (sua filha mais nova ) se encontrasse com seu marido (um pastor com quem casara contrariando o pai) e seus filhos (um menino e uma menina) na ponte das pegas, mas apenas uma vez por ano, no dia sete de julho.
Santo Antônio

No Brasil o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, que por sua vez é considerado o Padroeiro dos Namorados. Não se sabe exatamente o porquê de lhe ter sido atribuída essa condição de Patrono.  Porém, a biografia do santo registra que o atual convento de Santo Antônio, do Tabuleiro da Baiana, no Rio de Janeiro, seja a origem da devoção ao Padroeiro dos Namorados.

Como ocorrência histórico,  conta-se, “que uma jovem rezava frente à imagem do Santo — a mesma existente no convento do Tabuleiro da Baiana — quando viu balançar, em gesto afirmativo, a cabeça do Menino Jesus que a imagem do santo tem nos braços. O gesto pareceu à jovem a resposta aos pedidos diários que vinha fazendo, ante o altar de Santo Antônio, para que um certo Manuel se decidisse a casar. Origem ou não, diz-se que nasceu daí a devoção a Santo Antônio, de quantas jovens andam em busca de namorado ou que, já o tendo, desejam com ele casar.”

Santo Castigado
Apesar da fé, sequer há garantia de cordialidade entre a pretendente ao casamento e o santo padrinho. Usa-se da coação para conseguir os favores da santidade. Assim, as formas de "diálogo" são divergentes. Ora usam “amarrar” o santo para que  providencie  um namorado para a pretendente ao casamento, a forma de amarrá-lo varia de região a região e se multiplica. Ora ocorrem castigos que mantém a imagem de cabeça para baixo, dentro o fora de poços, potes,  copos, xícaras ou outros locais; ou é mantido em lugar de honra na casa, cheio de fitas, orações   e  com a realização de trezena ou tríduos; ainda com promessas, invariavelmente pagas a partir da chegada do sonhado candidato.

Verdade, lenda, crendice ou fé, Santo Antônio é um dos festejados Santos de junho, mês repleto de Santidades professadas com especial atenção por nós, brasileiros,  ESPECIALISTAS EM NAMÔRO, AMOR E PAIXÃO! SENÃO VEJAMOS:

NOS VERSOS –DESDE O ALÉM MAR.

Amor é Fogo

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade
É servir a quem vence o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade;
Se tão contrário a si é o mesmo amor?


Amor Confundido
Memória

Amar o perdido
deixa confundido
este coração.

Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.

As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão

Mas as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão.

NA MÚSICA SENSUAL E ARDENTE.

A Sensualidade
O Meu Amor
O meu amor tem um jeito manso que é só seu
E que me deixa louca quando me beija a boca
A minha pele toda fica arrepiada
E me beija com calma e fundo
Até minh'alma se sentir beijada

O meu amor tem um jeito manso que é só seu
Que rouba os meus sentidos, viola os meus ouvidos
Com tantos segredos lindos e indecentes
Depois brinca comigo, ri do meu umbigo
E me crava os dentes

Eu sou sua menina, viu? E ele é o meu rapaz
Meu corpo é testemunha do bem que ele me faz

O meu amor tem um jeito manso que é só seu
Que me deixa maluca, quando me roça a nuca


O Carinho
E quase me machuca com a barba mal feita
E de pousar as coxas entre as minhas coxas
Quando ele se deita

O meu amor tem um jeito manso que é só seu
De me fazer rodeios, de me beijar os seios
Me beijar o ventre e me deixar em brasa
Desfruta
do meu corpo como se o meu corpo
Fosse a sua casa

Eu sou sua menina, viu? E ele é o meu rapaz
Meu corpo é testemunha do bem que ele me faz

Chico Buarque


NA GENIALIDADE  -

Com Amor
Duvida da luz dos astros,
De que o sol tenha calor,
Duvida até da verdade,
Mas confia em meu amor.

Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

De longe te hei de amar- da tranquila distância
em que o amor é saudade e o desejo, constância.


Em busca do Amor
Amar talvez seja isso...
Descobrir o que o outro fala mesmo quando ele nao diz.

"Se um dia tiver que escolher entre o MUNDO e o AMOR...
Lembre-se:... Se escolher o MUNDO, ficará sem o AMOR...
mas se escolher o AMOR... com ele conquistará o MUNDO!"

Albert Einstein


NAMOROS E NAMORADOS !

Amor 


Carinho a Toda Prova 



Um amor de Jantar

O Amor nas Alturas


O Amor Ecológico...Verde...Verde!


Um Amor Urso


O AMOR NÃO TEM ROSTO
O AMOR NÃO TEM IDADE


                                          PARA TODOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: